ZangoV
O conceito urbano surge da conjugação de várias ideias chave:
Cidade e Campo, a localização da área de intervenção na “periferia” da zona de expansão de Luanda, a ultima urbanização zango antes do ecossistema natural do rio Kwanza, faz de Zango V uma zona de confluência de cidade e campo, com forte pressão para construção e para a atividade agrícola.
Rotura com o Modelo de Malha ortogonal tradicional, romper com modelo ortogonal urbano tradicional aplicado em larga escala nos vários zangos, caraterizado pela repetição, rigidez e inexistência de hierarquia urbana.
Condicionantes Climáticos: Os ventos dominantes e o estudo detalhado das trajetórias do sol foram decisivas para implantação do edificado. A forte incidência dos ventos dominantes dos quadrantes oeste e sudeste permitiu traçar várias diagonais no sentido nordeste / sudoeste, funcionado como grandes corredores urbanos de circulação do ar, onde se localizam faixas verdes e com implantação de edifícios condicionados;
Superquadras, cada uma das 6 Células pré-definidas que formam a área de intervenção foi subdividida em 4 Superquadras. Cada Superquadra será ocupada com duas zonas distintas: zona verde, horta urbana, desporto e lazer correspondente ao 30% e zona edificada correspondente aos restantes 70% da área.
Identidade do Bairro, cada Superquadra corresponderá a um bairro que terá uma identidade própria, através da combinação distinta dos quarterões, criando assim uma cidade heterogénea a imagem dos seus habitantes;
Flexibilidade de Implantação no Quarteirão, a ocupação do quarteirão com edifícios de formato variável: bloco contínuo, livre, U e L permite uma grande variedade de formas evitando a monotonia e repetição e por conseguinte identidade do lugar.
Diagonais pedonais na malha urbana, a abertura de diagonais pedonais na malha urbana ortogonal que além de quebrar a rigidez serão onde se implantarão as tubagens principais de rede de infraestruturas (esgoto e pluviais), dando acesso direto a zona mais baixa do terreno onde se localizará a ETAR com pendentes razoáveis.